Economize dados e bateria e melhore sua experiência de uso com o Android alterando estas definições

Economize dados e bateria e melhore sua experiência de uso com o Android alterando estas definições

Outubro 19, 2020 61 Por Jorge L.

Ao adquirir um novo dispositivo, o processo de configuração inicial do seu smartphone pode ser bastante divertido e até mesmo gratificante. Deixar o seu smartphone do jeitinho que você gosta, inserindo todas as suas preferências e configurando os recursos de modo a melhor te servir é não só uma escolha inteligente, como também recompensadora.

Porém, nem sempre estas configurações seguem um padrão visto que ao falar de dispositivos Android, podemos nos deparar com menus totalmente singulares entre aparelhos de diferentes fabricantes. Ainda assim, certas mudanças podem ser feitas em quase todas as interfaces do mesmo modo e acabam por trazer grandes benefícios a sua usabilidade e duração de bateria. Vamos conhecer algumas dessas definições?

1. Ative o modo desenvolvedor

Pode até parecer uma coisa já simplória para a grande maioria dos usuários de longa data do robozinho, o modo de desenvolvedor ainda é desconhecido por muitos. Sendo um menu capaz de oferecer acesso a funções que realmente afetam recursos da camada mais interna do seu sistema, o seu acesso fica totalmente escondido e apenas liberado por um procedimento exclusivo, evitando que aqueles que não saibam o que estão fazendo cheguem até aqui. Contudo, se usado sabiamente podem oferecer funções valiosas que melhoram e muito a sua experiência de uso.

Para acessar as opções de desenvolvedor, vá até a seção “Sobre” do seu sistema Android e procure o número da sua versão. Ao tocar sete vezes sobre o número da versão, será pedido a sua senha (caso esteja utilizando alguma) e pronto, o menu foi liberado. Enquanto versões mais antigas exibem o menu de desenvolvedores ao fim do menu principal de configurações, em versões mais recentes você provavelmente vai encontra-lo dentro da seção “Sistema“.

2. Desative o uso de dados móveis enquanto utiliza redes Wi-fi

Uma vez tendo liberado acesso aos recursos de desenvolvedor, é hora de fazer uso das suas funções mais úteis. Um bom exemplo é a possibilidade de desativar a capacidade nativa do sistema de manter duas redes simultâneas (Wifi e Dados) para alternância conforme a qualidade do sinal. Isso porque, ainda que a funcionalidade ofereça uma melhor experiência de uso, acaba por manter o consumo dos seus dados mesmo quando conectado ao wifi, caso não os desative. Ao rolar a barra um pouco, mude a chave da função  “Dados móveis sempre ativos“.

3. Reduza as animações do sistema operacional

Estando altamente polido nos dias de hoje, o Android tornou-se um sistema extremamente agradável aos olhos. Contudo, suas animações podem parecer um pouco vagarosas para alguns usuários mais imediatistas. É possível acelerar o tempo de exibição das animações, as deixando mais velozes e dando a impressão que o sistema está mais leve

Para isso, role no menu de opções de desenvolvedores até as opções “Escala de animação da janela, Escala de animação de transição e Escala de duração do Animator“. Você poderá definir o valor que desejar. Uma boa sugestão é manter os três parâmetros com o valor de 0.5x, onde será possível visualizar as animações obtendo um ganho considerável de velocidade sobre a sua navegação. Você pode desativa-las completamente se desejar, mas poderá acabar sentindo o sistema “muito menos vivo”.

4. Desative a busca por impressoras 

Nas versões mais recentes do Android é possível acessar uma impressora localizada na sua rede e configura-la como opção padrão para impressões feitas através do seu dispositivo móvel. Estando ativado por padrão, apesar de muito útil, o recurso é praticamente esquecido e por muitas vezes totalmente intocado por boa parte dos usuários, consumindo uma bateria desnecessária na busca por uma impressora.

Para desativar a função vá até o menu de Configurações > Dispositivos Conectados > Preferências de Conexão > Impressão > Impressora Padrão e toque na chave ao topo da interface.

5. Desative os recursos de localização desnecessários

A algumas poucas versões foram adicionadas ao Android recursos para situações de emergência, pensando em catástrofes como terremotos e furacões, cada vez mais recorrentes. Contudo, vivendo em um país onde estes acontecimentos são raros ou nulos, estas funções acabam por apenas consumir recursos sem nunca serem utilizadas. Para economizar um pouco dos seus dados e bateria, vá até a seção de LocalizaçãoServiço de Localização de emergência e desative a chave ao topo da interface. Você poderá também avaliar o uso dos recursos “Histórico de Localização do Google” e “Compartilhamento do Local do Google” utilizados para serviços e aplicações que coletam dados  para oferecer opções personalizadas conforme a sua localização.

E ai, conhecia estes recursos? Aposto que a sua experiência com o sistema da gigante das buscas vai melhorar muito com estas mudanças!