Brecha no WhatsApp é usada por stalkers para descobrir com quem você conversa
Abril 16, 2021Alguns pesquisadores descobriram uma brecha que pode bloquear a conta de qualquer pessoa no WhatsApp, uma nova “vulnerabilidade” está sendo explorada por “cyberstalkers“. O método funciona de maneira relativamente simples e é algo que não pode ser considerado uma falha de segurança.
Tecnicamente, qualquer pessoa pode visualizar quando você está com o WhatsApp aberto ou fechado, através do status que aparece no App. Mesmo que você não tenha adicionado um determinado contato à sua agenda, ele pode visualizar o “online” que fica logo abaixo do seu nome em uma conversa. Até o momento, o mensageiro não permite ocultar essa informação.
Se aproveitando dessa característica do WhatsApp, desenvolvedores criaram Apps que permitem “rastrear” os hábitos das vítimas. Um exemplo disso é o “WhatsApp Online Status Tracker“. O serviço foi descoberto pelo pessoal do Traced.
Para piorar, o funcionamento desses programas espiões é bastante simples: basta inserir o número de uma pessoa e esperar que o serviço mostre um histórico de quando ela ficou online no WhatsApp e por quanto tempo deixou o aplicativo aberto.
Cruzando os dados com quem você se relaciona e em todos os dias da semana, é possível, por exemplo, descobrir quando está dormindo ou acordado. Para isso é preciso ter um conhecimento acima do básico sobre programação e utilizar diferentes máquinas individuais para cada situação em um processo trabalhoso.
A vulnerabilidade não chega a ser tão grave, contudo, essas informações, que deveriam ser sigilosas, podem ser exploradas em massa por empresas e anunciantes e, em casos mais graves, até serviriam como base para ataques de criminosos em invasão de domicílio de um morador constantemente vigiado. Ainda não há resposta da empresa e o que será feito para corrigir essa falha.
Fonte: TNW