Pra que servi o Modo de Segurança nos dispositivos Android?
Dezembro 10, 2021Quando o sistema Android está em apuros por questões de aplicativos maliciosos, há uma carta na manga onde ajudará evitar perdas e danos de arquivos. Essa carta me refiro do “Modo de Segurança“. Muitos usuários, ainda não entendem como essa função trabalha, mas hoje vamos fazer uma pequena explicação relacionada a essa ferramenta.
O Android é um sistema bastante robusto, mas, assim como qualquer software, ele está suscetível a possíveis erros decorrentes do uso prolongado, excesso de aplicativos instalados ou até mesmo algum tipo de App malicioso. Quando isso ocorre devemos ativar o “Modo de Segurança“.
Mas fica a dúvida sobre quais as vantagens de usar essa opção. Afinal, para que serve essa função? Em quais casos devo ativá-la?
O que é o Modo de Segurança?
Conforme descreve o nome, essa função serve para isolar os aplicativos internos do próprio sistema Android para que estejam protegidos e não sofram interferências externas de outros Apps instalados no dispositivo.
Esse método é um excelente recurso para resolver problemas com aplicativos que estiverem causando falhas no seu sistema. Ao colocar o dispositivo nesse “modo“, apenas os processos e aplicativos padrão do Android serão carregados para a memória RAM, facilitando assim a desinstalação de Apps instáveis.
Quais as vantagens de usar essa opção
A principal vantagem do Modo de Segurança é justamente oferecer uma forma de testar o sistema e ter a certeza de que o hardware e o software estão em bom funcionamento. De forma geral, se existe um erro e ele não se repete nesse modo, isso significa que o problema está em algum software e, consequentemente, uma formatação pode resolver seu problema.
Após utilizar esse recurso, você pode reiniciar o celular e voltar a usá-lo normalmente. É importante ressaltar que essa ferramenta não corrige qualquer problema, então você possivelmente terá de tomar outras medidas após testar seu aparelho no Modo de Segurança.