Mudanças nos grupos do WhatsApp; comunidades vem aí

Mudanças nos grupos do WhatsApp; comunidades vem aí

Abril 15, 2022 0 Por Jorge L.

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (14) seus planos de introduzir as Comunidades, um recurso que será possível a criação de vários outros subgrupos dentro de um grupo principal. Que de um certo modo ficará mais facíl de administra.

Além das Comunidades, também foram anunciados outros recursos em grupos, como reações a mensagens, compartilhamento de arquivos até 2GB e chamadas de voz para até 32 pessoas.

Como vai funcionar?

Uma comunidade é essencialmente uma coleção de grupos. Os usuários podem criar uma comunidade adicionando grupos com um tema semelhante. Os administradores da comunidade podem gerenciar os grupos e enviar mensagens para todos os grupos de uma só vez. Dessa forma, as conversas individuais relacionadas a esse grupo podem continuar enquanto também recebem anúncios que afetam todos os grupos ao mesmo tempo.

Instituições, como escolas, clubes locais e organizações sem fins lucrativos, agora contam com o WhatsApp para se comunicar e realizar tarefas de maneira segura […]. Considerando os vários comentários que recebemos, acreditamos que podemos fazer mais para ajudar as pessoas a gerenciar as conversas movimentadas desses grupos com facilidade.

WhatsApp

Segurança e privacidade

As comunidades serão totalmente privadas e oferecerão suporte à criptografia de ponta a ponta. Desse modo, todas as conversas e dados compartilhados dentro das Comunidades serão protegidos pela criptografia do mensageiro.

A Meta, encoraja que usuários denunciem conteúdo impróprio ou até mesmo as próprias Comunidades, caso os membros da organização façam menções ao ódio, compartilhamento de materiais com abuso infantil, tráfico de pessoas e incitações a outros tipos de crime. Basicamente as mesmas regras de um grupo convencional.

As comunidades envolvidas em crimes, como a distribuição de material de abuso sexual infantil ou a coordenação de violência ou tráfico de pessoas, serão banidas de maneira permanente do app.

Esse recurso já é utilizado no Telegram, porém ainda não sabemos como vai funciona dentro do WhatsApp, atualização deverá chega no Brasil provavelmente só depois das eleições. Já que a Meta garantiu ao Tribunal Superior Eleitoral que não realizará mudanças em suas plataformas antes do período eleitoral.