Apple é forçada a usar o USB-C no iPhone
Junho 7, 2022Dessa vez é oficial a gigante Apple deverá adotar todos os seus componentes para uma entrada USB-C, vale lembrar que essa informação só é valida para continente europeu, já que é a própria UE (União Europeia) que está meio obrigando a multiglobal a tomar essa decisão.
A decisão da UE foi anunciada hoje (7) de setembro, que finalmente chegou a um padrão para os cabos de celulares vendidos em seu território. Segundo a nova lei, a partir de 2024, todos os smartphones comercializados na região terão que usar USB-C, o que inclui os iPhones da Apple.
Só para os aparelhos iPhones da Apple?
A mudança atinge todas as marcas e todos os tipos de eletrônicos, desde notebooks, e-readers, fones de ouvido e headphones, passando por periféricos como teclados e mouses além de, claro, smartphones, tablets e câmeras digitais, bem como consoles portáteis e alto-falantes portáteis. Deido a isso, a mais prejudicada sem dúvidas nenhuma será a Apple, que ainda usa seu conector proprietário Lightning no iPhone enquanto as rivais do mundo Android já adotam o USB-C como padrão há anos.
Segundo o anúncio feito pelo parlamento europeu, a padronização propõe-se a facilitar a vida dos consumidores, já que muitas marcas querem adotar esse termo que Apple iniciou, e para resolver isso nada melhor que uma padronização obrigada!
Comunicado da União Europeia
Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa, os consumidores não precisarão mais de dispositivo de carregamento e de cabo diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo.
Comunicado da União Europeia
USB-C obrigatório, mas carregador opcional
A nova lei deixa claro que empresas serão obrigadas a permitir que consumidores possam escolher entre adquirir um produto com ou sem carregador.
Fabricantes também precisarão esclarecer características como a potência de carregamento dos dispositivos para que usuários saibam se o carregador que possuem em casa pode ser utilizado para carregar o novo produto em todo o seu potencial.
Prazo para entrar em vigor essa lei na Europa
Como a mudança do padrão de carregador é um processo que pode exigir muito trabalho de fabricantes, a UE decidiu fornecer um período de adaptação para as marcas. A nova regra só começa a valer no 1° semestre de 2024.
Segundo o trâmite oficial, a nova lei começa a ser aplicada 24 meses após a publicação. Enquanto o projeto já está praticamente aprovado, o parlamento e o conselho europeu ainda realizará uma formalidade para que a regra entre em vigor.
Acredito que essa lei poderá ser adotada tambem no continente americano já que alem favorecer o meio ambiente devido a alta poluição de lixo eletronico gerado por varios carregadores agregarar tbm no bolso de muitos consumidores. Esperamos que essa lei chegue logo no nosso Brasil!