
Bons comprimidos Android estão sendo arruinados por desbloqueio barato
Fevereiro 19, 2025Os comprimidos Android finalmente estão, mais ou menos, ficando um pouco emocionantes novamente, mas estou cansado do mesmo asterisco estúpido em todos eles. Os comprimidos do Android precisam parar de “arrojar” a biometria e usar o desbloqueio inseguro e efetivamente sem sentido.
Há muito tempo, praticamente não há razão para considerar um tablet Android. A maioria das opções era muito fraca, com pouca potência, tinha um descarte irritante ou somente precisava lidar com a realidade de ser um tablet Android e com a falta de aplicativos otimizados, que há muito tempo vêm com isso.
Recentemente, houve um ressurgimento dos comprimidos Android. O Pad OnePlus tem muita potência por um preço acessível. O tablet Pixel tem uma visão única do que um tablet deve ser em casa. A tecnologia NXTPaper da TCL pode transformar um tablet barato e torná-lo um pouco mais interessante. E, na CES 2025, vimos mais algumas opções sendo lançadas. A Lenovo possui novos tablets de alto nível, que rivalizam com os recursos e o hardware das opções da Samsung, mas a um preço mais acessível. A TCL, finalmente, possui um tablet NXTPaper que parece atender a todas as expectativas. E a linha Legion reviveu a ideia de um pequeno tablet Android que realmente tem alguma potência.
Mas há um problema irritantemente comum.
Muitos desses comprimidos Android agem como se o desbloqueio inseguro fosse, de alguma forma, aceitável.
Não é.
A biometria tem sido o principal meio de segurança para smartphones há algum tempo. Em 2025, é impensável que um smartphone não tenha biometria. Para os sensores de impressão digital no Android, eles sempre foram a escolha principal. São razoavelmente seguros, funcionam de maneira confiável e possuem um custo relativamente baixo, tanto em termos de hardware quanto de espaço que ocupam no dispositivo. A Apple, por outro lado, aposta no Face ID, que requer tecnologia de reconhecimento facial mais avançada, com um custo mais alto, principalmente devido à forma como todo esse hardware precisa se encaixar no dispositivo. Fora o Pixel 4 do Google e alguns dispositivos da Honor, tem sido excepcionalmente raro ver o desbloqueio facial “seguro” no Android.
No entanto, o desbloqueio “inseguro” é amplamente utilizado.
Antes considerado um mero recurso de conveniência, a maioria dos dispositivos Android suporta alguma forma de desbloqueio facial usando apenas a câmera frontal. Isso geralmente é considerado de baixo nível e inseguro. Muitas vezes, pode ser facilmente enganado e, por isso, só pode ser usado para ignorar a tela de bloqueio. Aplicativos bancários, gerenciadores de senhas e outros serviços seguros ainda exigirão uma senha completa.
Isso é aceitável quando o desbloqueio facial é um recurso opcional, mas, com muita frequência, os fabricantes de Android parecem estar utilizando essa tecnologia como uma forma de evitar a