
Google Play reforça segurança em 2024, bloqueando 2,36 milhões de aplicativos maliciosos com ajuda da IA
Fevereiro 19, 2025Em 2024, os revisores humanos da equipe de segurança do Google Play conseguiram impedir que mais aplicativos prejudiciais chegassem à Play Store do que nunca.
Em 92% desses casos, os revisores humanos usaram ferramentas baseadas em IA.
A empresa também lançou alguns novos recursos de segurança em 2024, que tiveram muito sucesso.
Se 2024 for lembrado por alguma coisa, provavelmente será lembrado como o primeiro ano em que a IA generativa tomou conta do zeitgeist cultural. Parecia que, em toda parte que você olhava, havia algo sobre IA. No Google, a empresa foi all-in na IA, injetando seus sistemas Gemini em praticamente todos os produtos e serviços que oferece.
Como se vê, isso também se aplica às suas equipes de segurança. A equipe de segurança do Google Play, por exemplo, acabou de lançar seu relatório anual, mostrando o que está acontecendo nos bastidores para nos proteger de aplicativos nocivos, desenvolvedores mal-intencionados, malware e outros problemas.
Em 2024, essa equipe interrompeu mais aplicativos ruins do que em qualquer outro ano anterior — 2,36 milhões de aplicativos, para ser mais preciso — o que é impressionante de se pensar. O Google afirma que a IA desempenhou um papel considerável nesse processo.
Segundo o Google, os revisores humanos da equipe de segurança do Google Play usaram IA em seu trabalho em 92% dos casos. Isso é uma quantidade enorme. O Google afirma que as ferramentas de IA ajudam a equipe a agir mais rapidamente e a tomar ações mais precisas contra os desenvolvedores que tentam inserir aplicativos ruins na Play Store.
A equipe de segurança do Google Play não é a única forma de proteção contra aplicativos mal-intencionados. Em 2024, o Google também introduziu vários novos recursos de segurança em seu serviço Play Protect, que impedem que invasores que consigam burlar suas defesas causem qualquer dano significativo. Aqui estão três exemplos:
- Lembrete para ativar o Play Protect: O serviço Play Protect em telefones Android verifica todos os aplicativos — sejam eles baixados do Google Play ou da internet em geral — contra vírus, malware e outros ataques. Às vezes, os usuários desativam esse recurso para instalar algo que sabem ser seguro. Para evitar ataques durante esse tempo de inatividade, o Chrome agora lembra os usuários de reativar o Play Protect, caso ele tenha sido desligado.
- Desativação da retenção do Play Protect durante chamadas: Um método que invasores usam