
A Apple estava desenvolvendo óculos de realidade aumentada (AR) alimentados por um computador Mac
Fevereiro 20, 2025 0 Por Jorge L.A empresa inicialmente queria que os óculos funcionassem com um iPhone, mas o smartphone não possuía o poder de processamento necessário. O projeto foi descartado na semana passada, depois de não atender às expectativas dos executivos.
Em outubro, foi noticiado que o Vision Products Group da Apple estava trabalhando em “pelo menos” quatro novos produtos. Dizia-se que um deles seria um concorrente de óculos inteligentes da Meta, e outro seria AirPods com uma câmera embutida. Um novo relatório revela que os óculos de realidade aumentada também estavam entre esses projetos, mas foram cancelados.
De acordo com a Bloomberg, a Apple estava desenvolvendo óculos AR que dependiam de um computador Mac para o processamento. Para surpresa de ninguém, a empresa inicialmente queria que os óculos funcionassem com o iPhone, mas o smartphone não tinha o poder de processamento necessário para suportar os recursos do dispositivo, além de consumir demasiada bateria.
Os óculos seriam alimentados pelo Vision OS e usariam telas incorporadas capazes de projetar informações, imagens e vídeos no campo de visão do usuário. Embora não tivessem a capacidade de projetar os olhos do usuário como o Vision Pro, as lentes poderiam mudar de tonalidade para mostrar se o usuário estava disponível ou ocupado. O objetivo não era substituir o Vision Pro, já que não se tratava de um fone de ouvido. Em vez disso, o projeto foi comparado aos óculos One Glasses e ao META ORION da Meta, que vimos no Meta Connect no ano passado.
Parece que esses óculos AR nunca serão lançados, pois foram cancelados. A saída informa que os executivos da Apple não ficaram satisfeitos com o desempenho do dispositivo durante os testes, levando à decisão de interromper o projeto. Membros do Vision Products Group afirmaram que uma “falta de foco e direção clara dentro da equipe” foi a razão para o cancelamento.
Apesar desse revés, a Apple ainda deseja fabricar óculos AR e está trabalhando em sucessores do Vision Pro.
No mercado de Smart Glasses, o Google também está desenvolvendo óculos movidos a Android XR. Recentemente, surgiram mais informações sobre seu protótipo, que está sendo construído com base no Project Astra, e o maior poder de processamento será tratado por um smartphone.
Sobre o autor
Um amante de tecnologia. Aprendendo e compartilhando conteúdo na internet desde 2016