O patch de segurança de janeiro da Microsoft está destruindo áudio em PCs Windows

O patch de segurança de janeiro da Microsoft está destruindo áudio em PCs Windows

Fevereiro 20, 2025 0 Por Jorge L.

Se você é um audiófilo e ainda não instalou o patch de segurança do Windows de janeiro, pode ser do seu interesse evitá-lo. A atualização possui um bug que interrompe o áudio nos PCs, principalmente para aqueles que usam DACs de áudio USB (conversores de digital para analógico).

Em 14 de janeiro de 2025, a Microsoft lançou seu mais recente patch de segurança para PCs com Windows. Embora o patch não traga novos recursos, ele inclui um bug que a Microsoft confirmou oficialmente em um documento de suporte.

O bug em questão faz com que o áudio pare de funcionar, o que é mais provável de acontecer se você estiver usando um DAC USB. Como afirma o documento de suporte:

“Depois de instalar esta atualização de segurança, você pode ter problemas com dispositivos de áudio USB. É mais provável que isso ocorra se você estiver usando um DAC baseado em driver de áudio USB 1.0 (conversor digital para analógico) em seu sistema de áudio. Esse problema pode fazer com que os dispositivos de áudio USB parem de funcionar, impedindo a reprodução de áudio.”

Os DACs (conversores de digital para analógico) são comumente usados em cenários onde os usuários precisam melhorar a qualidade de seus sistemas de áudio. Alguns cenários em que são usados incluem sistemas de áudio doméstico, estúdios de música profissional e tocadores de música portáteis.

Como resultado desse problema, o Gerenciador de Dispositivos pode exibir o erro “Este dispositivo não pode iniciar. (Código 10) Existem recursos insuficientes do sistema para concluir a API.”

De acordo com o Windows mais recente, esse problema foi visto em várias versões do sistema operacional, incluindo 24H2, 23H2 e 22H2 no Windows 11, assim como no Windows 10. Atualmente, não há correções para o erro, além de desinstalar o Windows 11 KB5050009. No entanto, a gigante da tecnologia informou: “Estamos trabalhando em uma solução e forneceremos uma atualização em um próximo lançamento.”