Como transformar um HD Interno de Notebook em um HD Externo

Como transformar um HD Interno de Notebook em um HD Externo

Janeiro 24, 2020 36 Por Jorge L.

Olá pessoal, hoje trazemos mais uma novidade muito interessante para pessoas que tiveram algum defeito no seu notebook ou laptop e deseja pelo menos resgatar o HD inserido, para transforma-lo em um HD externo, no qual ajudará a manusear melhor para o uso do dia-a-dia como: (usar em algum aparelhos de jogos, salvar seus arquivos e inseri-lo em qualquer aparelho apto a um HD externo).

Compreenda também que este disco pode ser conectado a qualquer computador que possua uma porta USB. Você pode transferir arquivos entre computadores de uma forma rápida e eficiente, e também ter uma cópia do conteúdo caso aconteça algo ao seu computador.

Vale ressaltar seria importante você avaliar se seu HD interno esteja funcionando, caso não esteja não tem sentido em transforma-lo em HD externo, pois ao transforma-lo claramente você pretende usa-lo.

Então vamos começar o tutorial!

1°PASSO:

O primeiro passo a se fazer é da uma analisada nas dimensões do tamanho do HD, e em seguida comprar uma Case compatível com o seu HD. No nosso tutorial iremos usar uma Case de cor branca com forme mostra as imagens abaixo:

Logo em seguida ao tirar a tampa de cima você perceberá que tem umas conexões inserida na tampa e um cabo com duas entradas USB 2.0, logo mais explicaremos para que vamos usa-lo.

2°PASSO:

Agora vamos remover o HD interno, no meu caso estou usando um Notebook para tutorial e independente do seu dê uma analisada se vai ser preciso tirar ou não a tampa completa da traseira do Notebook, conforme o que estou usando não será preciso remover a tampa completa, apenas a partição do HD, no caso esta partição aqui.

3°PASSO:

No meu caso para remover será apenas necessário deslocar esses dois parafusos. Tendo o HD do seu notebook em mãos vamos para o próximo passo.

4°PASSO:

No 4° passo vou vai pegar a tampa com as conexões da Case e encaixar no seu HD que você acabou de retirar.

Ao conectar você terá que encaixar o HD dentro da Case, feito isso é só começar a parafusar as duas laterais da Case para deixar o HD bem imbutido e seguro.

5°PASSO:

Ao você encaixar o HD na Case, em seguida iremos inseri-lo no nosso Computador ou se quiser no seu notebook que esteja funcionando, ao conectar você perceberá que aparecerá as partições do HD que você acabou de montar.

Portanto pessoal ainda o HD está intacto se tratando dos arquivos, agora vamos formatar e deixaremos pronto para guarda seus arquivos.

Formatação do HD

1°PASSO:

Para formatar o seu HD e deixar zerado para que você possar organizar seus arquivos, você click em “Meu Computador” com o botão direito do mouse, e em seguida vá na opção de “Gerenciar“.

2°PASSO:

Clicando em ‘Gerenciar’, seremos redirecionado para a tela de Gerenciamento do Computador, chegando lá vamos em “Repositório” e click na opção de “Gerenciamento de Disco“.

Ao clicar em ‘Gerenciamento de Disco’ você visualizará as partições de discos do seu computador, mais antes gostaria de deixar claro que o ‘Disco 0‘ corresponde ao seu computador e já o ‘Disco 1‘ corresponde ao HD que estamos tentando formata, mais vale ressaltar que no meu antes de inserir o HD com a Case, só havia apenas 1 HD no meu PC, portanto seria bom você verificar se caso tenha 2 ou mais HD inserido no seu PC, mais sempre o sistema Windows ou Linux colocar o seu Pendrive ou HD no ultimo disco.

3°PASSO:

Após saber aonde estar o seu HD inserido vamos para procedimento de formatação. Na ‘primeira partição’ click com o ‘botão direito’ do mouse e em seguida vá na opção de “Excluir Volume“, Ao clicar aparecerá uma mensagem de permissão, então você clica em “Sim” para excluir o volume selecionado.

Logo em seguida faça com todos da partição do disco, lembrando com o Disco 1 do HD que queremos transforma-lo em Externo. Ao excluir todo o Disco, ficará todo preto com a descrição de ‘Não alocado’. Conforme a imagem abaixo:

4°PASSO:

Ao formata-lo completo você clicará com o botão direito do mouse sobre a escrita ‘Não alocado’, e depois dê um click na opção de “Novo Volume Simples“, logo em seguida abrirá essa janela então click em “Avançar“.

Continue clicando em “Avançar” até aparecer o nome do HD, ao aparecer você escolher o nome e em seguida click em “Avançar” para prosseguir.

Ao colocar o nome do seu HD click novamente em “Avançar” e em seguida click em “Concluir” para finalizar o processo de formatação. Agora o seu HD Externo esta pronto para armazenar qualquer tipo de arquivos que você queira salvar.

Perceba que seu HD Externo está pronto para o uso e agora você poderá salvar todos os seus arquivos e usa-lo realmente como um HD portátil.

Portanto pessoal espero que tenha gostado da novidade, caso vocês tenha ficado com alguma dúvida deixaremos o link de passo-a-passo de como fazer esse procedimento.

ALGUMA DÚVIDA? É SÓ ASSISTIR ESSE VÍDEO!

[tnm_video layout=”mnmd-post-media-wide”]https://www.youtube.com/watch?v=1fUhbSUyqeA&feature=youtu.be[/tnm_video]