O que é spam e por que o chamamos assim?

O que é spam e por que o chamamos assim?

Dezembro 12, 2021 15 Por Jorge L.

Você já chegou a se perguntar o que é spam? Realmente se você, é um dos internautas você claramente já deve ter ouvido falar desse pequeno termo, mas o que é, exatamente, e por que o chamamos assim? Exploramos a história e a lógica por trás e hoje vamos explicar o fundamento do spam.

Spam são comunicações em massa não solicitadas

Se você abrir sua caixa de entrada de e-mail e vir dezenas (senão centenas) de e-mails que não solicitou, você está vendo spam. Em tecnologia, “spam” é um termo para comunicações em massa indesejadas e não solicitadas. Embora o termo seja mais comumente associado a e-mail, ele também pode ser usado para se referir a comentários de spam em blogs e mídia social, lixo eletrônico físico, ligações automáticas e muito mais.

Qualquer que seja o meio de comunicação, o spam é quase universalmente desprezado, e assim tem sido desde pelo menos 1996, de acordo com pesquisas do setor.

De onde veio o termo “spam”?

É comumente acreditado que o termo de tecnologia “spam” se originou como uma referência a um esboço de comédia de 1970 do Monty Python para a TV . No esboço, uma mulher em um restaurante tenta fazer um pedido de um cardápio cheio de itens feitos com Spam (a comida).

Parte da piada é que os itens do menu chamam repetidamente o spam como um ingrediente, como “Spam Spam Spam Spam, ovos de salsicha e Spam”. Logo, um grupo de vikings começa a cantar “Spam, spam, spam, spam” repetidamente, abafando a conversa conforme a mulher fica cada vez mais irritada.

Em algum momento no final da década de 1980 ou início da década de 1990, as pessoas começaram a usar o termo “spam” para descrever mensagens perturbadoras e repetitivas em BBSes , MUDs e nas primeiras salas de bate-papo online. Quando a Internet chegou aos lares americanos no início da década de 1990, “spam” se tornou amplamente conhecido como o nome para postagens não solicitadas na Internet e lixo eletrônico enviados a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

O “spam” da Internet tornou-se um conceito cultural tão grande que, em 1998, o dono da marca Spam, Hormel, publicou uma página chamada “Spam e a Internet” que detalhava a posição da empresa sobre a relação entre o SPAM e o que eles chamavam “Email comercial não solicitado (UCE).” Comentou sobre as origens do termo:

O que é um Spambot?

Antes de encerrarmos nossa discussão sobre spam, é importante notar que a origem de uma grande quantidade de spam na Internet vem de spambots , que são programas que enviam mensagens ou postam comentários automaticamente. Esses programas preenchem formulários automaticamente e se fazem passar por humanos para espalhar suas mensagens o máximo possível.