WhatsApp monetizado sem anuncio? Saiba mais!

WhatsApp monetizado sem anuncio? Saiba mais!

Fevereiro 5, 2020 51 Por Jorge L.

Após o Mark Zuckerberg ter comprado o WhatsApp em 2014, ele havia retirado a única forma de renda do mensageiro, no qual era uma taxa anual de $ 1 dólar, cobrada para cada usuário permanecer ativo no App. Portanto já passou praticamente 6 anos e o WhatsApp ainda continua sem uma forma de monetização definida, mais isso deve mudar brevemente.

Atualmente, o WhatsApp conta com nada mais que 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, e uma média de 300 milhões de usuários ativos todos os dias, e vale lembrar que não há nenhum mensageiro a altura com esses números. O mais próximo é o famoso Messenger que também pertence ao Facebook.

Com esses números seria uma ótima forma de gerar renda era colocar anúncios no aplicativo, visto que, por ser uns dos aplicativos mais acessado do mundo as empresas contratantes ganharia bastante visibilidade, superando até mesmo o Youtube. Portanto sustentando os princípios dos criadores do WhatsApp, Mark Zuckerberg já havia pronunciado que  de modo algum colocaria propagandas dentro do App.

E como o WhatsApp renderia algum lucro?

Antes de explicar a nova forma que o WhatsApp planeja para render mais lucro, gostaria de explicar a forma de lucro atual. Antes dessa ideia a única forma de renda do aplicativo era:

O WhatsApp Business. Uma versão para negócios aonde tem vários recursos como: “Respostas automáticas para perguntas frequentes”; “Marcadores para organizar contatos e bate-papos”; “Filtragem de listas de bate-papo”. “Mensagens para apresentar a empresa aos clientes Informações sobre os horários que a empresa está disponível para contato” e etc. O serviço  WhatsApp Business cobraria um valor de US$ 0,05 a US$ 0,09 por mensagem, dependendo do país. Portanto a única forma de renda do WhatsApp era essa forma.

Mais a mente brilhante de Mark Zuckerberg, percebeu que se colocasse uma forma de fazer pagamentos, translações dentro aplicativo geraria uma renda até bastante satisfatória, a vista disso criou o WhatsApp Pay.

Como assim WhatsApp Pay?

É um suporte de efetuar pagamentos e translações dentro do próprio aplicativo WhatsApp. No primeiro estágio de teste, o WhatsApp Pay teria sido testado na Índia com cerca de 1 milhão de usuários cadastrados ainda no ano de 2018 – 2019.

Ainda não foi lançado definitivamente para todos os usuários, conforme as afirmações no Twitter oficial da empresa, é que deverá ser expandido para o Brasil, Reino Unido e México, porém ainda não confirmaram em quando deve ser anunciado.

Como esse suporte deve gerar lucro para WhatsApp?

Não querendo comparar mais a Apple tem uma plataforma bastante similar, que no caso é o Apple Pay, essa plataforma tem as mesmas características do WhatsApp Pay. E conforme a renda é por base de Serviços de pagamentos por dispositivos móveis que geram renda a partir de uma pequena taxa nas transações, no qual cobra entre 0,15% a 0,20% do valor de cada transação realizada. A partir dessa forma o WhatsApp poderá estar lucrando sem ter que colocar propagandas.

Portanto pessoal espero que tenha gostado da novidade, assim que chegar qualquer informação estaremos postando mais noticias!